Imagem de webvilla por Pixabay |
Eu acreditava que sim.
No passado.
Lá no ensino básico, nos anos fundamentais, a verdade é que os meus pais organizavam os cadernos e livros, as datas importantes de provas, de entregas de trabalho e ficavam "em cima", "de olho" para tudo correr bem na medida do possível.
Já no ensino médio eu me sentia uma pessoa organizada, porque estudava em um tempo bem programado para as provas, por exemplo, mas em outros aspectos era uma bagunça.
Durante a aula eu notava que não achava nada dentro do estojo, que não tinha levado os livros das disciplinas daquele dia ou que não tinha levado o dinheiro das cópias que alguns professores pediam para imprimir as provas - ainda se faz isso? (deixe nos comentários).
Mas foi ao ingressar na faculdade que eu percebi que organização estava intimamente ligada à produtividade e que não era mais uma escolha, era uma necessidade.
Ainda não sou nenhuma Marie Kondo, mas hoje em dia eu me considero uma pessoa organizada acima da média.
Neste artigo eu vou guiá-lo por todo o processo de organização na faculdade.
Você vai perceber que se organizar é a parte mais fácil, como se manter organizado é um pouco mais complicado.
Agora, prepare o seu arquivo de notas aí no celular ou no computador e vamos às dicas?
Por que você PRECISA se manter organizado na faculdade
#1 Isso reduzirá drasticamente os seus níveis de estresse
"Seu cérebro foi feito para ter ideias, não para armazená-las" - David Allen, do livro A arte de fazer acontecer
Você já conheceu alguém inteligente, mas que mal dormia, vivia à base de cafeína e parecia viver em um constante estado de agitação?
Você pode imaginar que isso acontece por que ela talvez tivesse uma alta carga de tarefas, de conteúdos para estudar.
Talvez você seja essa pessoa.
Embora grandes cargas horárias de estudo possam ser parte do problema, na maioria das vezes o verdadeiro motivo é que essas pessoas são gravemente desorganizadas.
Elas podem ter um bom desempenho no curso porque são inteligentes, esforçadas, prestam atenção nas aulas e se dedicam com foco no momento de estudar, mas a qualidade de vida no geral é menor do que poderia ser.
Se organizando você se sentirá menos estressado e terá um desempenho melhor nas suas tarefas.
De alguma forma você também terá mais tempo para fazer as coisas que gosta, em vez de sentir que nunca tem tempo extra para estudar.
Como se organizar: 5 principais áreas
Bem, agora que você já entendeu a importância de se manter organizado. Vamos ver as principais áreas em que todo estudante precisa se organizar.
O ideal é que os modelos de organização que você vai ver a seguir sejam feitas no comecinho do semestre, para deixar tudo organizado, mas você também vai conseguir fazê-los a qualquer momento.
1. Calendário/agenda
Se eu fosse obrigada a dar apenas um conselho sobre produtividade e organização seria: por favor, tenha uma agenda.
O calendário vai "liberar espaço" na sua mente.
É inacreditável quantas pessoas acham que vão conseguir guardar apenas na memória que daqui a duas semanas na quarta-feira vai acontecer uma prova de língua inglesa, que daqui a duas semanas mas na terça-feira vai acontecer a prova de literatura, que a próxima reunião de orientação de tcc que geralmente acontece às quintas vai ser na sexta porque o professor precisou reagendar por motivos particulares...
Anotando essas informações de forma organizada em um calendário, você poderá poupar o seu cérebro de se preocupar em guardar essas datas e usá-lo para estudar, para trabalhar, se divertir.
E não importa qual o formato: pode ser a velha agenda de papel, o Google Calendário ou qualquer outro aplicativo.
Depois de escolher o calendário, a próxima etapa é anotar todos os eventos importantes.
Aqui vão algumas sugestões:
- Seus horários de aula
- Datas de provas importantes (entrega de tcc, entrega de relatórios, provas para atividades específicas como para dar monitoria etc)
- Reuniões com professores, com a chapa do diretório acadêmico, com o grupo de teatro etc)
- Atividades extra-curriculares
- Seu horário de trabalho (se você trabalha e estuda)
- Datas de vencimentos de pagamentos (cartão de crédito, aluguel, a conta da lanchonete etc)
Além do dia, agende também o horário de início e de término, assim, quando você precisar agendar outra atividade, você vai poder conferir quais os horários disponíveis.
Imagem de Raíssa Medrado em http://www.raissamedrado.com.br/ |
Mas, tudo bem...
Até aí você anotou os grandes eventos. Agora, você precisa anotar também as pequenas tarefas.
Para isso, você precisará providenciar uma lista de tarefas.
2. Lista de tarefas
Nesse momento talvez você esteja se perguntando para quê uma lista de tarefas se você pode colocar na agenda?
Acontece que devido à limitação dos horários e campos disponíveis na agenda, dependendo da quantidade de tarefas você pode não conseguir inseri-las todas lá.
Além disso, essas duas ferramentas - a agenda e a lista de tarefas - têm propósitos diferentes e podem se complementar de uma forma perfeita, se você souber usá-las.
- Seu calendário é para manter o controle dos eventos. Ou seja, coisas que ocorrem em um dia e/ou hora específicos que geralmente exigem que você esteja fisicamente em algum lugar.
- Sua lista de tarefas, por outro lado, é para manter o controle das tarefas. Tarefas são coisas que você precisa realizar (às vezes em um dia específico), mas geralmente não exigem que você esteja em um lugar específico ou mantenha algum tipo de compromisso.
Exemplos:
- Eventos:
- Uma reunião com um professor
- Uma aula que você tem que assistir
- Um ensaio do grupo de teatro
- Tarefas:
- Elaboração de um ensaio para levar a uma reunião com um professor
- Concluir os exercícios da página 23 do livro da aula de hoje
- Decorar suas falas para o ensaio do grupo de teatro
Como montar sua lista de tarefas
Primeiramente, você precisa escolher o seu gerenciador de tarefas preferido.
As opções são muitas: eu uso o Google Tasks.
Outras opções são:
- Todoist
- Google Keep
- Trello
- Samsung Notes
- Evernote
A lista é realmente gigantesca.
Você também pode usar a velha lista de tarefas em papel, mas a sensação de selecionar o quadradinho da tarefa e vê-la sumindo é muito satisfatório.
Aqui estão algumas tarefas que estudantes universitários costumam ter:
- Tarefas de casa (limpar, lavar, consertar)
- Limpar o dormitório (apartamento, kitnet)
- Preparar refeições
- Tarefas de uma atividade específica da qual você participa (atlética, diretório acadêmico)
- Tarefas de atividades extra curriculares
Em aplicativos de gerenciamento de tarefas geralmente é possível adicionar também a data, o horário e até mesmo agendar essa tarefa de forma recorrente.
Ou seja, se o seu dia de limpar o apartamento (se você o divide com outras pessoas) é às quartas, você pode agendar essa tarefa para aparecer todas as quartas-feiras automaticamente, sem que você precise agendar toda semana.
Aqui vai um exemplo de tarefas específicas de conteúdos das aulas para estudar:
3. Anotações
Fazer boas anotações é fundamental para salvar insights que você obteve em palestras, apresentações e até mesmo durante a aula.
Mas apenas anotar uma vez no canto do caderno, outra em um bloco de notas no celular e outra no seu resumo digital no seu tablet não é suficiente.
Você precisa mantê-las organizadas.
Reserve um tempo para criar um arquivo digital em um aplicativo como o Evernote e desenvolver uma organização em arquivos/pastas.
Você pode criar arquivos para cada aula e salvar todas as anotações dentro desse arquivo.
Em seguida você pode organizar todos os arquivos de aula dentro de arquivos para cada disciplina.
Você pode querer criar um arquivo somente para palestras e congressos de que você participa...
Se você prefere fazer as anotações à mão (e alguns estudos até indicam que fazer anotações à mão é útil para processar melhor as informações), você pode reservar um momento para digitalizar essas anotações e salvá-las nos arquivos do seu aplicativo de notas.
Isso vai facilitar a sua vida no momento de procurar por um determinado assunto quando você procura um tema por uma palavra-chave no aplicativo.
4. Materiais de aula
Além de suas anotações, provavelmente você terá livros, apostilas, apresentações de slides, as provas corrigidas e devolvidas pelos professores, cópias e outros materiais digitais e impressos de cada aula.
Provavelmente você vai querer manter tudo isso para revisar o conteúdo para as provas.
Por isso, é fundamental manter todos esses materiais organizados.
Você pode colocar todo o material no Evernote junto com suas notas, ou você pode ter pastas no Google Drive, Dropbox ou OneDrive.
Siiiim, aposto que nessa parte da organização da vida de estudante você não pensou, não é?
Mochila, pasta, bolsa, seja o que for que você usa para guardar seu material, esse é o local em que você carrega parte dos instrumentos escolares e é fundamental mantê-lo organizado.
O primeiro passo é, naturalmente, garantir que tudo o que você precisa esteja lá.
Poucas coisas são mais irritantes que perceber ao se sentar à carteira que você não trouxe os livros da disciplinas do dia, ou o tablet com o texto que vocês leriam hoje.
A dica é "fazer a mochila" à noite, no dia anterior, assim você evita fazer às pressas e esquecer alguma coisa.
Tire um tempinho na sua rotina para anotar em uma lista quais são os materiais que você precisa colocar na mochila em cada dia da semana, dependendo da disciplina.
Alunos dos cursos que utilizam materiais como estetoscópio, lousa digital, jaleco, atentem-se a essa dica! Esquecer esses materiais pode até te impedir de acompanhar a aula.
Chegou até aqui?
Bem, lá no começo do artigo eu comentei que se organizar é fácil, mas manter-se organizado é um pouco mais difícil.
Por isso, agora que você já conheceu os principais pontos de organização da vida de um estudante, chegou a hora de entender como se manter organizado e, consequentemente, atingir níveis de produtividade muito melhores.
Para manter as coisas organizadas você precisa de apenas duas coisas:
- Planejamento semanal
- Revisão semanal
Esses dois hábitos se complementam e podem ser feitos em menos de 30 minutos.
#Revise sua semana anterior
Esse processo tem três etapas e dura menos que 30 minutos.
Você anotou os eventos e as tarefas que precisava fazer durante a semana, mas então... a vida acontece.
Nem sempre conseguimos cumprir o que deveríamos e nem sempre é nossa culpa.
O importante aqui é perceber essa diferença entre o que você planejou e o que realmente aconteceu.
2. Use essas informações para fazer alterações em seu sistema.
Depois de identificar o que você não realizou é o momento de entender o porquê e reajustar sua próxima semana.
2. Use essas informações para fazer alterações em seu sistema.
Depois de identificar o que você não realizou é o momento de entender o porquê e reajustar sua próxima semana.
Se você perceber, por exemplo, que está dedicando tempo demais a uma tarefa não muito importante e não está conseguindo cumprir outra tarefa mais relevante, tente, na próxima semana, reorganizar essas tarefas reestabelecendo as prioridades.
#Planeje sua próxima semana
Agora que você revisou a semana passada, é hora de planejar a próxima.
1. Limpe seu aplicativo de gerenciamento
Apague as tarefas que você já concluiu e se você não for reagendar as tarefas que não pôde completar, apague-as também.
2. Planeje para a próxima semana
Para começar, faça uma lista de todas as tarefas futuras que você possa imaginar.
Eu recomendo olhar os cronogramas das aulas. Em seguida, transfira suas tarefas para o sistema de lista de tarefas.
A seguir, dê uma olhada em seu calendário. Veja quais são os eventos da semana e adicione tudo o que não estiver em sua agenda.
Por fim, certifique-se de que sua mochila esteja organizada para o dia seguinte. Isso te ajudará a evitar esquecer de uma tarefa ou livro que você precisa levar para a aula.
Mas o mais importante: não se estresse fazendo algo que tem o objetivo justamente de te desestressar. Para colocar todas as dicas em ordem pode parecer um pouco assustador, mas assim que você "pegar o jeito", esse processo não levará mais que 30 minutos.
A seguir, dê uma olhada em seu calendário. Veja quais são os eventos da semana e adicione tudo o que não estiver em sua agenda.
Por fim, certifique-se de que sua mochila esteja organizada para o dia seguinte. Isso te ajudará a evitar esquecer de uma tarefa ou livro que você precisa levar para a aula.
Resumão
- Use o Google Agenda (ou outro aplicativo de agenda) para manter seus eventos organizados.
- Organize sua tarefa com um sistema de lista de tarefas como Todoist .
- Digitalize suas notas para uma revisão mais fácil.
- Mantenha seus materiais de aula físicos e digitais organizados.
- Mantenha sua mochila limpa e abastecida com os materiais que você precisa levar para a aula.
- Reserve 30 minutos a cada semana para revisar a semana anterior e planejar a semana que está por vir.
Mas o mais importante: não se estresse fazendo algo que tem o objetivo justamente de te desestressar. Para colocar todas as dicas em ordem pode parecer um pouco assustador, mas assim que você "pegar o jeito", esse processo não levará mais que 30 minutos.
Agora coloque tudo em prática e arrasa!
Comentários
Postar um comentário