Podemos concordar? Estudar é chato, não é?
Você sabe como é: toda vez que você tem um livro para ler, uma resenha para fazer ou um conteúdo para revisar, começa a pensar em centenas de outras coisas que preferiria fazer - como observar uma formiga caminhando ou pular de paraquedas. Você sabe, coisas divertidas.
Porém, estudar não é algo que você geralmente escolhe fazer, você precisa fazer. Não há como fugir.
Por isso, se você tem que fazer, não é melhor pelo menos encontrar uma forma divertida?
Sim.
Hoje vamos descobrir algumas mentalidades e dicas práticas para você usar para tornar o estudo em algo que você pode fazer com mais facilidade.
Imagem de magnetme por Pixabay |
#1 Interesse-se pelo assunto
O interesse é a palavra-chave.
Para partir para detalhes do assunto que você vai estudar, o ideal é entender a importância, o porquê de você estar estudando.
Um exemplo bem inusitado, mas que gosto muito, é o da eletricidade. Antes de entrar nos detalhes envolvendo os pormenores, os cálculos, as denominações... parar um instante e pensar o que significa a eletricidade hoje para nós e imaginar o mundo sem ela.
Isso vai despertar em você uma curiosidade e um senso de interesse que vai te ajudar a ganhar mais motivação para estudar a parte menos interessante.
#2 Adote uma mentalidade de crescimento (entre a mentalidade fixa e a de crescimento)
Durante a pesquisa da autora Carol Dweck para o seu livro "Mindset: a nova psicologia do sucesso", ela observou que os estudantes enxergavam o processo de aprendizagem de duas formas: ou com a mentalidade fixa ou com a mentalidade de crescimento.
Os alunos com mentalidade fixa acreditavam que inteligência e talento são imutáveis.
Se eles achassem, por exemplo, um problema de matemática difícil, eles pensariam: "não sou uma pessoa que leva jeito para matemática".
Por outro lado, os alunos com mentalidade de crescimento acreditavam que poderiam crescer e aprender. Se se deparassem com a mesma situação do problema de matemática, pensariam: "hum... eu posso ficar melhor nisso, mas tenho que me esforçar".
Mentalidade fixa: acreditam que qualidades como inteligência e talento são inatas - "eu nasci desse jeito"
Mentalidade de crescimento: entendem que suas habilidades podem ser desenvolvidas e melhoradas por meio da prática - "eu posso mudar"
Se você deseja ter sucesso nos estudos e se manter motivado, buscando o lado divertido e positivo nisso tudo, precisa reformular a forma como encara os estudos.
Em vez de pensar neles como uma série de testes que mostram se você é inteligente ou não, pense neles como oportunidades de aprender e crescer.
#3 Tenha um parceiro de estudos
Estudar com um colega é excelente para criar o senso de responsabilidade, mas também para tornar o ato de estudar menos chato.
Por outro lado, você precisa ficar atento a dois pontos que podem se tornar negativos:
1. Vocês podem se distrair e procrastinar
2. Seu colega faz tudo sozinho e você não aprende nada
#4 Mude seu ambiente
Ter um ambiente que conduza ao foco e à concentração profunda é super importante para você aproveitar o momento de estudos e se sentir menos aborrecido.
Você pode ir à sua cafeteria favorita ou ao seu "lugar secreto" na biblioteca da faculdade. Levar seu copo de café ou chá... colocar uma playlist empolgante (gosto daquelas com trilha sonora de filmes em que parece que você pode conquistar qualquer coisa hehe).
#5 Crie mini recompensas pré-planejadas para estudar
A motivação para concluir uma tarefa pode depender, em parte, da recompensa que você receberá.
É claro que existem as recompensas óbvias, como a aprovação em uma disciplina, uma boa nota, se formar e finalmente poder voltar para casa (se você não gosta de morar em república, longe de casa e dos amigos) etc.
Mas há também as recompensas menores que são um baita incentivo e vão te dar a motivação necessária para você decidir se envolver mais nos estudos.
Essas recompensas podem vir na forma de assistir aquela série que você tanto quer na Netflix sem culpar porque tem coisas pendentes para estudar (essa é a minha preferida).
Outra coisa importante: planeje com antecedência suas recompensas.
Como o autor Piers Steele diz em seu livro "A equação de deixar para depois", as recompensas são muito mais motivadoras se forem planejadas com antecedência por que no fundo da sua mente, você sabe que fará algo divertido depois de terminar de estudar, o que o deixará muito mais motivado para fazê-lo.
Lembrando: existem muitas coisas na rotina acadêmica/escolar que são chatas e não podemos controlar - professores chatos, material didático chato e atividades aparentemente inúteis.
O que você precisa é tirar o melhor dessas situações para conseguir atingir os seus objetivos, e não desistir ou ter um péssimo desempenho por isso.
Siga essas dicas e depois conte aqui nos comentários como tem sido sua experiência.
Procurando mais conteúdos sobre estudos?
Esses indicados abaixo podem te interessar:
Comentários
Postar um comentário